Ir para o conteúdo

Calculadora CLT x PJ

Descubra quanto faturar como PJ para ganhar o mesmo que no CLT em 2026.

Recebeu uma proposta PJ? Então, a calculadora CLT x PJ soma 13º, férias, FGTS e benefícios do seu CLT e, além disso, aplica a regra de imposto da sua profissão. Assim, você vê o faturamento mínimo para empatar e também testa a proposta que recebeu.

Atualizado em outubro de 2026, com as tabelas de INSS e IR de 2026 e a isenção da Lei 15.270/2025.

1Seu pacote CLT
Salário bruto mensali
R$
Informe seu salário bruto.
Vale-refeiçãoi
R$
Vale-transportei
R$
Plano de saúdei
R$
Outros benefíciosi
R$
2Sua vida como PJ
Profissãoi
Vai tirar 30 dias de férias?i
Incluir o FGTS na conta?i

Resultado na hora e sem cadastro. Além disso, a simulação usa as tabelas de INSS e IR de 2026 e a Lei 15.270/2025.i

Para ganhar o mesmo que no CLT, você precisa faturar pelo menos
R$ 0 /mês como PJ
R$

Seu pacote CLT

Tudo o que você recebe no ano, dividido por 12

Como PJ

Viu quanto precisa faturar? Fale com um contador e saiba como começar.

Então, um especialista da Contajá confere seus números, confirma o anexo da sua profissão e mostra o melhor CNAE para abrir seu CNPJ. Planos a partir de R$ 137/mês, mensais ou anuais.

Como a calculadora CLT x PJ faz a conta

No CLT

  • INSS e IR: o INSS segue a tabela progressiva 2026 (teto de R$ 8.475,55) e o IRRF segue a tabela 2026, com a isenção até R$ 5.000 da Lei 15.270/2025. Além disso, usamos o desconto simplificado quando ele é mais vantajoso. Porém, não consideramos dependentes.
  • 13º salário: também tem INSS e IR próprios (tributação exclusiva) e, depois, é dividido por 12.
  • Férias: entra só o ganho extra do 1/3, já líquido e dividido por 12, já que o salário do mês de férias está nos 12 salários.
  • Vale-transporte: descontamos até 6% do salário, pois é o que a empresa pode cobrar de você.
  • FGTS: por fim, entram 8% sobre salários, 13º e férias com 1/3.

No PJ

  • Simples Nacional: a alíquota efetiva é calculada sobre o faturamento dos últimos 12 meses (limite de R$ 4,8 milhões por ano). Além disso, o ISS já está dentro do DAS.
  • Profissão: define o anexo do Simples Nacional. Por exemplo, advogados (Anexo IV) e profissões do Anexo III direto, como contador, fisioterapeuta e professor, não entram no Fator R.
  • Fator R: se o pró-labore for pelo menos 28% do faturamento, a empresa paga pelo Anexo III, a partir de 6%. Abaixo disso, porém, vai para o Anexo V, a partir de 15,5%. Por isso, a calculadora testa os dois cenários e mostra o que deixa mais dinheiro no seu bolso.
  • Pró-labore: tem 11% de INSS do sócio (limitado ao teto) e IRRF pela tabela 2026. Já na advocacia (Anexo IV), somamos os 20% de INSS patronal, que ficam fora do DAS. Em todos os casos, o pró-labore mínimo é de um salário mínimo (R$ 1.621,00).
  • Lucros: são distribuídos sem IR até R$ 50 mil por mês. Acima disso, aplicamos a retenção de 10% prevista para 2026. No entanto, o ajuste anual do IR mínimo para altas rendas não está na conta.
  • Contabilidade: usamos R$ 137,00/mês, valor de entrada do plano Simples Nacional da Contajá, pago nos 12 meses. Por outro lado, não incluímos certificado digital e taxas de abertura.
  • Em resumo, os valores são estimativas para comparação e, portanto, não substituem a análise de um contador.

Choque de realidade: hoje a pergunta é “você emite nota?”

A pergunta mudou

Hoje, em muita vaga, freela e projeto, ninguém pergunta mais se você quer carteira assinada. Em vez disso, a pergunta é direta: você emite nota?

  1. Tecnologia, marketing, saúde e consultoria contratam cada vez mais por CNPJ
  2. Projetos e freelas só fecham com nota fiscal
  3. Clientes de fora do país pagam para empresa, não para pessoa física
O que muda quando você tem CNPJ
  1. Você atende mais de um cliente e não depende de uma única fonte de renda
  2. Negocia como empresa, com proposta, contrato e nota
  3. Contribui para o INSS pelo pró-labore e conta tempo para a aposentadoria
  4. Comprova renda com pró-labore e lucros declarados pela contabilidade
Imposto na medida certa
Com CNPJ no Simples Nacionala partir de 6%4,5% para advogados
Recebendo como pessoa físicaaté 27,5%de IR, mais 20% de INSS como autônomo

Porém, pagar imposto na medida certa não é pagar pouco nem fugir do imposto. Ou seja, é estar no regime certo, com o anexo certo da sua profissão e as obrigações em dia.

Já é PJ?

Então vale a pergunta: você sabe se está pagando o imposto na medida certa?

  1. CNAE errado pode colocar sua empresa num anexo mais caro
  2. Pró-labore abaixo de 28% tira do Anexo III quem tem profissão com Fator R
  3. Obrigação atrasada vira multa e juros
Quero uma análise gratuita

Por isso, um especialista da Contajá confere seu CNAE, seu anexo e seu pró-labore, sem custo.

Na prática: R$ 10 mil no CLT x R$ 10 mil no PJ
Mesmo valor dos dois lados, para um dev, profissão que entra no Fator R. Os números são da calculadora acima.
CLT
Salário bruto de R$ 10.000
Salário brutoR$ 10.000,00
INSSTabela de 2026, limitado ao teto− R$ 988,09
Imposto de rendaTabela de 2026− R$ 1.569,55
Salário líquido por mêsR$ 7.442,36
Fique atento: no CLT você ainda recebe
13º salárioUma vez por ano, já sem INSS e IRR$ 7.442,36
Mês de fériasSalário + 1/3, já sem INSS e IRR$ 9.859,03
Quanto a empresa gastaria para te pagar esses R$ 10 mil
Empresa no Simples NacionalAnexos I, II, III ou V, com 13º, férias, FGTS e multa do FGTSR$ 13.282,22
Empresa no Lucro PresumidoSomando INSS patronal, RAT e terceirosR$ 16.602,78
É esse valor que você usa como base para propor o seu pagamento mensal como PJ.
PJ
Faturando R$ 10.000 por mês
FaturamentoR$ 10.000,00
Imposto do SimplesAnexo III, 6% do faturamento− R$ 600,00
INSS do sócio11% do pró-labore de R$ 2.800− R$ 308,00
Contabilidade ContajáPlano de entrada− R$ 137,00
Líquido no mês trabalhadoR$ 8.955,00
O que entra na negociação do contrato PJ
13º salárioPeça uma parcela extra no fim do ano ou dilua no valor mensalNegocie
FériasCombine 30 dias de descanso pagos ou some esse mês no valorNegocie
Valor mensalParta do que a empresa gastaria se você fosse CLTNegocie
Por mês, o PJ parece render mais. Mas, sem 13º, férias pagas e FGTS, os mesmos R$ 10 mil deixam menos dinheiro com você na média do ano: R$ 11.466 a menos.− R$ 955,50/mês
Então, quanto pedir? Proponha um valor entre o seu mínimo e o quanto a empresa gastaria com você, caso fosse CLT.
Seu mínimoR$ 11.147/mêsAbaixo disso, você ganha menos que no CLT.
→
Até o custo da empresaR$ 13,3 mil a R$ 16,6 milÉ o que ela gastaria por mês se você fosse CLT, com salário de R$ 10 mil.
Na conversa, mostre essa conta: qualquer valor nessa faixa é bom para os dois lados. Você ganha mais do que ganharia no CLT, e a empresa gasta menos do que gastaria se você fosse CLT.
Simular o meu caso Simulação sem vale-refeição e outros benefícios, com 30 dias de férias e FGTS na conta do CLT, pelas tabelas de INSS e IR de 2026. Com benefícios ou em outra profissão, o valor muda.
Especialista da Contajá sorrindo, pronto para tirar dúvidas da calculadora CLT x PJ

Quem já confia na Contajá

Quem já é cliente conta como é ter a Contajá por perto.

"Sou PJ há pouco tempo, então precisei do suporte para entender os impostos e a emissão de nota. Sempre consegui ajuda e fui devidamente orientado."
Marcio Ishii Google
0:00
Avaliações que clientes deixaram no Google, lidas em 1 minuto.
  • "A melhor escolha que eu já fiz em 14 anos de empresa foi migrar para a Contajá. Tenho a impressão de estar sendo atendido por uma empresa do lado do meu escritório."

    Bruno Fernandes
  • "Apoio pelo WhatsApp é eficiente. Ideal para quem não domina contabilidade e precisa de um apoio humanizado."

    Gabriel Dias
  • "Vou para o terceiro ano contratando a Contajá. Atendimento de suporte sempre pontual e resolutivo."

    Matheus Ribeiro Damasceno
  • 9,4 no Reclame Aqui, com selo RA1000
  • +20 mil empresas clientes da Contajá
  • 10 anos de Contajá, desde 2016
  • CRC MG-011625/O-9, o registro da empresa no conselho de contabilidade

Viu quanto precisa faturar? Fale com um contador antes de virar PJ.

Então, um especialista da Contajá confere seus números, confirma o anexo da sua profissão e mostra o melhor CNAE para abrir seu CNPJ. Planos a partir de R$ 137/mês, mensais ou anuais.

Dúvidas sobre a calculadora CLT x PJ

Em resumo, aqui estão respostas curtas para as perguntas que mais chegam pra gente de quem está pensando em virar PJ.

Quanto a mais preciso faturar como PJ para compensar o CLT?

Depende do salário, dos benefícios e da profissão. Por exemplo, nas nossas simulações sem benefícios, o faturamento PJ precisa ser de 11% a 40% maior que o salário bruto. Além disso, com vale-refeição e plano de saúde a diferença cresce: um salário de R$ 8.000 com R$ 1.200 em benefícios pede cerca de R$ 10.498 de faturamento, contra R$ 9.058 sem benefícios.

Advogado entra no Fator R?

Não. Afinal, a advocacia é tributada sempre pelo Anexo IV do Simples Nacional, com alíquota a partir de 4,5%. Além disso, o INSS patronal de 20% sobre o pró-labore é pago à parte, fora do DAS. Por isso, para advogados, aumentar o pró-labore não reduz o imposto da empresa.

Quais profissões entram no Fator R?

Entram as atividades intelectuais e técnicas, como tecnologia, design, marketing, publicidade, consultoria, engenharia, arquitetura, medicina, psicologia, odontologia, nutrição, jornalismo e representação comercial. Por outro lado, contador, fisioterapeuta e professor de cursos livres são tributados direto pelo Anexo III, enquanto advogados pagam pelo Anexo IV.

A calculadora CLT x PJ considera 13º, férias e FGTS?

Sim. Primeiro, o 13º entra com INSS e IR próprios. Depois, o 1/3 de férias entra como ganho extra líquido e, por fim, o FGTS entra como 8% sobre salários, 13º e férias. Assim, tudo é dividido por 12 para comparar mês a mês com o PJ.

Por que a calculadora considera um mês sem faturar como PJ?

Porque o PJ não tem férias remuneradas. Ou seja, se você tirar 30 dias de descanso, fica um mês sem faturar. Assim, considerar isso deixa a comparação justa. Mas, se você não pretende parar, é só marcar Não nas férias.

Como PJ, preciso pagar INSS?

Sim. O sócio paga 11% de INSS sobre o pró-labore, limitado ao teto de R$ 8.475,55 em 2026. Além disso, esse recolhimento conta para a aposentadoria e outros benefícios do INSS.

A isenção do IR até R$ 5.000 vale para o PJ?

Vale para o pró-labore, já que ele é tributado como salário. Enquanto isso, os lucros distribuídos pela empresa seguem isentos até R$ 50 mil por mês por empresa. Porém, acima disso há retenção de 10% a partir de 2026.

A calculadora CLT x PJ vale para o Lucro Presumido?

Não. Afinal, a conta usa o Simples Nacional, que é o regime mais comum para quem sai do CLT e vira PJ, com faturamento de até R$ 4,8 milhões por ano. Portanto, para o Lucro Presumido o ideal é uma simulação com um especialista.

Quanto custa a contabilidade para quem vira PJ?

Na Contajá, o plano para empresas do Simples Nacional começa em R$ 137 por mês, com opções de plano mensal e anual (Contajá Total). Além disso, a abertura do CNPJ é grátis, a partir de 24h.

Atendimento pelo WhatsApp, de segunda a sexta, das 8h às 20h.
100% online, para todo o Brasil.

CNPJ 25.021.140/0001-77 Conselho Regional de Contabilidade: MG-011625/O-9 Responsáveis técnicos: CRC MG-116388/O, CRC MG-120079/O e CRC MG-116855/O

© 2026 Contajá Contabilidade Online