Início » Como emitir Nota Fiscal de Serviço (NFS-e) em Brasília – DF

Reforma Tributária

Como emitir Nota Fiscal de Serviço (NFS-e) em Brasília – DF

Veja o material que a Contajá preparou para você do passo a passo para emitir nota fiscal em Brasília.

imagem de pessoa cansada

Com a Reforma Tributária de 2026, a emissão da Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e) passou por mudanças importantes. Agora, a nota segue padrão nacional, exige preenchimento correto de CNAE, NBS e item da LC 116/2003 e está integrada aos novos campos informativos do IBS e da CBS.

Para ajudar empreendedores a evitarem erros e rejeições na nota fiscal, a Contajá, contabilidade online especializada em empresas do Simples Nacional, preparou este passo a passo ilustrado, mostrando exatamente como emitir NFS-e no sistema da Secretaria de Fazenda do Distrito Federal.

Cada etapa abaixo corresponde a uma imagem do tutorial, facilitando o acompanhamento.

Passo a passo para emitir Nota Fiscal em Brasília

Para emitir a sua nota fiscal pela prefeitura, siga o passo a passo:

Passo 1: Acesse o sistema de NFS-e do Distrito Federal


Acesse o portal oficial da Secretaria de Fazenda do DF pelo link:
https://iss.fazenda.df.gov.br/online

Na tela inicial, informe CPF e senha e clique em “Entrar”.
Também é possível acessar utilizando certificado digital da empresa, desde que ele esteja instalado no computador.

Veja: Como emitir nota fiscal em SP

Passo 2: Selecione a empresa que emitirá a nota

Se o usuário possuir mais de uma empresa vinculada ao mesmo CPF, o sistema exibirá uma lista de inscrições.

Selecione a empresa correta que realizará a emissão da NFS-e.

Passo 3: Inicie a emissão da Nota Eletrônica

Ao realizar o login, será exibida a tela de Emissão de NFS-e. Clique na opção Nota Eletrônica -> Nova Nota Eletrônica.

Esse é o caminho para abrir uma nova NFS-e no sistema do DF.

Passo 4: Preencha os dados do tomador de serviços

Informe os dados do cliente em Dados do Tomador de Serviços, como:

  • CPF ou CNPJ
  • Inscrição Municipal

Essas informações são obrigatórias para a emissão correta da nota fiscal: Os demais campos costumam se autocompletar na inserção de um CNPJ válido.

Passo 5: Selecione CNAE, NBS e Item da LC 116/2003

Ao informar os dados do tomador do serviço, nesta etapa deverá ser selecionada a atividade que será prestada ao tomador, de acordo com os seus CNAEs. Para isso, basta adicionar o CNAE que melhor se enquadre no serviço prestado.

Após a seleção do CNAE, será necessário informar o Item da LC 116/2003, o Código NBS e a Atividade do Município. As opções para preenchimento desses campos serão exibidas automaticamente conforme o CNAE selecionado. Assim, basta selecionar as informações de acordo com os serviços efetivamente prestados ao cliente e informar o VALOR TOTAL DOS SERVIÇOS.

Para selecionar o melhor NBS, basta acessar nossa ferramenta de busca e ver qual a atividade mais se encaixa na descrição da sua nota


Em seguida, é necessário descrever de forma mais detalhada os serviços realizados ao cliente, no campo Discriminação dos Serviços.

Passo 6: Grave e emita a Nota Fiscal

Após revisar todas as informações, clique em “Gravar” para emitir a NFS-e.

A nota ficará disponível para:

  • Visualização
  • Download
  • Envio por e-mail ao cliente

IMPORTANTE: Não esqueça de registrar sua nota fiscal na nossa plataforma para a correta apuração dos impostos e fique atento aos prazos para essa rotina.

Empresas do Simples Nacional devem registrar suas notas fiscais emitidas até o dia 05 do mês seguinte ao mês da emissão.

Atenção: A Contajá não orienta a emissão retroativa, pois pode gerar transtornos no futuro para a empresa, como geração de multas e possíveis autuações. Caso ocorra a emissão, é preciso que a importação das notas seja realizada de forma manual.

Nossa orientação é que a empresa emita as notas fiscais no mês vigente, como se o faturamento fosse do mês atual.

Simplifique a gestão Contábil com a Contajá

Manter a regularidade fiscal é um passo fundamental para o sucesso de qualquer negócio em Brasília, e a emissão correta de notas fiscais é o ponto de partida para garantir a conformidade e evitar problemas com o Fisco.

Embora o processo tenha suas particularidades, como o credenciamento no sistema da SEFAZ-DF e a escolha do emissor adequado, ele não precisa ser uma dor de cabeça para você.

A burocracia pode consumir um tempo valioso que você deveria dedicar ao crescimento da sua empresa. É por isso que a Contajá oferece uma solução completa e 100% digital para simplificar toda a sua rotina contábil. Além disso, você conta com o suporte de mais de 150 contadores especializados, prontos para oferecer a orientação necessária e garantir que sua empresa pague sempre o menor imposto possível.

Fale com a Contajá

Lívia Barroso

COO e contadora responsável técnica da Contajá, contabilidade online para micro e pequenas empresas. Graduada em Ciências Contábeis pela UFV e com MBA em Gestão de Pessoas com Ênfase em Liderança Organizacional pela USP/Esalq, lidera as operações da empresa aliando visão estratégica, excelência técnica e foco total na experiência do cliente.