A Reforma Tributária é uma das mudanças mais aguardadas e debatidas no cenário econômico brasileiro. Com o objetivo de simplificar o sistema tributário nacional, a reforma visa unificar tributos, reduzir a burocracia e melhorar a transparência na arrecadação.
Entre as propostas mais importantes, destaca-se a substituição de vários impostos estaduais e municipais por um único tributo, o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS).
Essas alterações terão impactos significativos sobre empresas de todos os portes, especialmente aquelas que atuam no regime do Simples Nacional e Lucro Presumido, que precisarão se adaptar a novos critérios de apuração e pagamento de impostos.
Passo a Passo: Como emitir nota Fiscal em Fortaleza (CE)
Para emitir a nota fiscal corretamente em Fortaleza, siga o passo a passo:
- Acesse o portal da Prefeitura de Fortaleza
- Clique no link da Prefeitura de Fortaleza para entrar na plataforma de emissão de NFS-e.
2. Faça o login
- Digite o seu CNPJ e a senha cadastrada. Caso ainda não tenha uma senha, clique na opção de “Cadastrar senha” para criá-
lá.

3. Seleção da empresa (se houver mais de uma inscrição)
Se a sua empresa for representada por mais de um CNPJ ou inscrição, selecione a empresa correta para a qual deseja emitir a nota fiscal. Selecione o CNPJ/inscrição no menu suspenso.

4. Emitir a Nota Fiscal
Após selecionar a empresa correta, clique em Emitir NFS-e.

5. Informe o tomador:
Se o tomador for CPF, informe “Física”, caso seja uma empresa o seu cliente, informe “Jurídica” depois informe os dados cadastrais do seu cliente. (CPF/CNPJ, Endereço, E-mail).

- Caso o seu cliente não seja cadastrado, é necessário cadastrá-lo:

6. Escolha do CNAE e demais informações

Você deverá preencher os “Serviços Prestados” insira o código que mais se adequa com os serviços que realizou, o código NBS, o CNAE.
Na descrição do serviço você pode colocar, por exemplo: “Serviço de arquitetura prestados no dia 15/12/2020”, se o seu cliente pedir para inserir alguma observação na nota, é este campo que deverá ser utilizado;
Os demais campos, não alterar e deixar sem preenchimento. (Deixar como está).
7. Local de prestação
Em “Local da prestação” você deve colocar o País, UF, Cidade e Natureza da Operação

8. Emissão da NFS-e:
Antes de emitir a NF, clique em “Visualizar Nota” para revisar os dados. Estando tudo correto, clique em “Validar campos obrigatórios da NFS-e”

O que muda para tomadores no exterior:
- Tomador estrangeiro: Ao selecionar um tomador do exterior, o sistema solicitará informações adicionais, como o país de origem e o CNPJ ou CPF do tomador internacional (caso aplicável). Para serviços prestados ao exterior, é importante atentar para a isenção de ISS conforme a legislação vigente.
- Formato de Tomador no Exterior: Quando o tomador for do exterior, preencha os campos específicos de endereço, país, e detalhes de isenção tributária, se aplicável.
Veja mais: O que é NBS



