Você sabe como consultar o CNPJ e a Inscrição Estadual (IE) de uma empresa?

Assim como as pessoas físicas possuem suas informações de registros, é bastante comum no ambiente empresarial ouvir os nomes CNPJ e IE.

Dessa forma, consultar o CNPJ e a Inscrição Estadual é importante para a empresa se certificar que os parceiros de negócio possuem um cadastro correto na Receita Federal e dentro do seu estado de atuação.

Neste artigo, a Contajá vai mostrar o passo a passo completo de como você pode consultar o seu CNPJ e IE do seu negócio.

Mãos de mulher estão sobre o teclado de um notebook cinza. A mulher veste uma camisa branca de manga longa. No canto direito da imagem está o título do artigo: "Como consultar CNPJ e Inscrição Estadual?"

Como consultar o CNPJ e a Inscrição Estadual?

A consulta do CNPJ pode ser realizada de duas maneiras. De fato, uma delas é por meio do endereço eletrônico da Receita Federal Brasileira (RFB), geralmente utilizada para emissão do cartão CNPJ. A outra é acessando o site do SINTEGRA, que também é o principal meio de consulta dos dados cadastrais do contribuinte de ICMS.

Confira o passo a passo para a consulta e emissão no site da Receita Federal:

  • Em seguida, informe o CNPJ do Contribuinte.
  • Após informar o CNPJ no lugar destacado, é possível emitir o comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral.

Para consulta no Sintegra:

  • Acesse o site do SINTEGRA.
  • Selecione o estado desejado.
  • Na sequência, escolha a opção de identificação do estabelecimento, sendo necessário preencher o Captcha.
  • Feito isso, é possível emitir os dados cadastrais do Contribuinte.

Conclusão

Diante das informações expostas, pode-se concluir que a consulta aos dados cadastrais de uma empresa é fundamental para prevenir erros e até mesmo solucioná-los.