Você está pensando em abrir sua empresa ou já tem um pequeno negócio e ouviu falar do Simples Nacional, mas ainda está confuso sobre o que realmente é esse regime tributário? Calma, você não está sozinho! Muitos empresários ficam cheios de dúvidas na hora de entender como funciona o Simples Nacional e como ele pode beneficiar o seu negócio.

Neste artigo, vamos esclarecer tudo sobre o Simples Nacional, abordando o que é, como funciona, quem pode aderir, como calcular o imposto e muito mais. 

Desenquadramento MEI

O que é o Simples Nacional?

O Simples Nacional é um regime simplificado que unifica até oito tributos em uma única guia (DAS), facilitando a vida de micro e pequenas empresas que faturam até R$4,8 milhões anuais.

Como funciona o Simples Nacional?

Nesse regime, a empresa paga um único imposto mensal que engloba até oito tributos diferentes:

  • IRPJ (Imposto de Renda Pessoa Jurídica)
  • CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido)
  • PIS/PASEP
  • Cofins
  • IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados)
  • ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços)
  • ISS (Imposto sobre Serviços)
  • CPP (Contribuição Patronal Previdenciária)

Vantagens do Simples Nacional

  • Unificação dos tributos em uma única guia
  • Redução da burocracia
  • Alíquotas menores para pequenos negócios
  • Maior facilidade na gestão contábil e tributária

Quem pode se inscrever no Simples Nacional?

Apenas microempresas e Empresas de Pequeno Porte podem optar pelo Simples Nacional atualmente.

  • Microempresa (ME): com faturamento de até 360 mil reais nos últimos 12 meses.
  • Empresas de Pequeno Porte (EPP): com faturamento de 360 mil até 4,8 milhões de reais nos últimos 12 meses.

A seguir, listamos os principais critérios para optar por esse regime tributário:

  • Limite de faturamento: somente empresas com receita bruta anual de até R$ 4,8 milhões podem permanecer no Simples. Se o negócio ultrapassar esse teto em um ano-calendário, será excluído do regime no ano seguinte.

Obs: Vale lembrar que existe um sublimite de R$ 3,6 milhões para recolhimento de ICMS e ISS dentro do Simples.

  • Atividades permitidas: nem todas as atividades econômicas podem escolher o Simples. Algumas categorias, especialmente do setor financeiro (instituições bancárias, seguradoras etc.) ou atividades com regulamentações específicas, estão vedadas. 
  • Composição societária: há restrições quanto aos sócios da empresa. Por exemplo, empresas com participação de outra pessoa jurídica no capital não podem optar pelo Simples (ou seja, não é permitido ter outra empresa como sócia). 
  • Regularidade fiscal: para ingressar ou se manter no Simples, a empresa não pode ter débitos fiscais pendentes com a União, estados ou municípios. Isso significa que eventuais dívidas tributárias devem ser negociadas ou quitadas para que a opção seja aceita. 

Obs: No processo anual de adesão, a Receita Federal costuma verificar essas pendências e só permite a entrada no regime se estiver tudo em dia.

Atendendo a todos esses requisitos, a empresa poderá optar pelo Simples. Já empresas novas podem ingressar no Simples durante o processo de abertura ou até 30 dias após a obtenção do CNPJ, garantindo o enquadramento desde o início das atividades.

RequisitoDescrição
FaturamentoAté R$ 4,8 milhões por ano (somando empresas dos mesmos sócios)
Tipo societárioSomente pessoas físicas podem ser sócias. Não pode ser S/A.
SóciosSócios não podem morar no exterior e não podem ser outra empresa (CNPJ).
Débitos fiscaisNão pode ter débitos sem parcelamento com Receita, Estados, Municípios ou INSS.
AtividadeDeve exercer atividade permitida nos anexos do Simples Nacional.
PorteApenas ME ou EPP podem optar pelo regime.

Como abrir um CNPJ Simples Nacional?

Abrir um CNPJ no Simples Nacional é mais simples do que parece! Veja o passo a passo:

  1. Escolha a atividade (CNAE) da sua empresa.
  2. Consulte se sua atividade pode aderir ao Simples Nacional.
  3. Registre-se na Junta Comercial ou Cartório.
  4. Obtenha seu CNPJ através do site da Receita Federal.
  5. Cadastre-se no Portal do Simples Nacional.

Como calcular o DAS do Simples Nacional?

O DAS é calculado sobre o faturamento mensal da empresa, variando conforme a atividade exercida e o faturamento acumulado nos últimos 12 meses. Veja o passo a passo:

  1. Some o faturamento dos últimos 12 meses.
  2. Consulte a tabela oficial do Simples Nacional disponível no Portal do Simples Nacional.
  3. Encontre a faixa de faturamento correspondente.
  4. Aplique a alíquota da faixa ao seu faturamento mensal.

Exemplo: Uma empresa de serviços que faturou R$ 20.000 no último mês e tem um faturamento anual acumulado de R$ 180.000 pode ter uma alíquota em torno de 6%. Logo, o imposto mensal será de aproximadamente R$ 1.200.

Como emitir nota fiscal no Simples Nacional?

Emitir nota fiscal como Simples Nacional também é simplificado. Basta seguir esses passos:

  1. Cadastre-se na Secretaria da Fazenda do seu estado ou município.
  2. Utilize um sistema de emissão de notas fiscais eletrônicas.
  3. Preencha os dados corretamente e envie a nota eletrônica diretamente ao cliente.

Como emitir e pagar o DAS do Simples Nacional

Uma das obrigações centrais de quem adere ao Simples Nacional é o pagamento mensal do DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional). É através dessa guia única que a empresa recolhe todos os tributos devidos no regime. Para manter seu negócio em dia, é fundamental entender como emitir e quitar o DAS corretamente:

  1. Acesso ao portal: Entre no Portal do Simples Nacional (PGDAS-D) com o certificado digital ou código de acesso da empresa.
  2. Declaração do faturamento: Informe o faturamento bruto do mês de referência (e de cada atividade, se aplicável). O sistema vai usar esses dados para calcular os impostos.
  3. Cálculo e emissão da guia: Após declarar o faturamento, solicite o cálculo. O sistema gerará o valor do DAS com base nas alíquotas correspondentes à sua faixa de receita e atividade. Em seguida, emita a guia (boleto) do DAS para pagamento.
  4. Pagamento: Efetue o pagamento do DAS até a data de vencimento (todo dia 20 de cada mês, referente aos impostos do mês anterior). Você pode pagar em bancos, lotéricas ou via internet banking, conforme sua preferência.

A Contajá facilita o processo de pagamento do DAS do Simples Nacional. Nossos clientes recebem as guias e produtos prontos para o pagamento. E, caso se esqueçam, na nossa plataforma temos o recálculo automático. 

Quem NÃO pode escolher o Simples Nacional?

Quem não pode optar pelo Simples Nacional
Empresas com faturamento anual superior a R$ 4,8 milhões (ou proporcional no caso de novas)
Sócios com mais de 10% de participação em empresa no Lucro Presumido ou Real (e soma do faturamento ultrapassa R$ 4,8 milhões)
Sócio com mais de uma empresa no Simples e faturamento conjunto acima de R$ 4,8 milhões
Empresas com CNPJ como sócio
Empresas que são sócias de outras empresas
Empresas com débitos em aberto com INSS ou Fazendas Públicas (sem suspensão da exigibilidade)
Filiais ou representantes de empresa com sede no exterior
Cooperativas (exceto de consumo), S/A, ONGs, Oscips, bancos, financeiras ou gestoras de ativos
Empresas oriundas de cisão ou desmembramento nos últimos 5 anos-calendário

Qual o limite do Simples Nacional? 

O Simples Nacional é destinado para empresas que faturam até R$ 4,8 milhões ao ano. Para verificar se a sua empresa se encaixa nesse limite, é necessário considerar o faturamento bruto acumulado dos últimos 12 meses, sem descontos.

Se sua empresa está no primeiro ano de atividade, o cálculo é feito pela média mensal projetada, assim:

1° mês: faturamento mensal multiplicado por 12;

2° mês: faturamento do primeiro mês multiplicado por 12;

3° mês: média dos dois primeiros meses multiplicada por 12;

E assim por diante até completar um ano, quando então a contagem passará a ser baseada exclusivamente nos últimos 12 meses de faturamento.

Como consultar o Simples Nacional?

Você pode consultar se uma empresa está enquadrada no Simples Nacional acessando diretamente o Portal do Simples Nacional. Basta inserir o CNPJ e verificar a situação atual.

Como parcelar débitos no Simples Nacional?

Se você tiver dívidas atrasadas, o Simples Nacional permite parcelamento em até 60 vezes. Basta solicitar o parcelamento diretamente no Portal do Simples Nacional.

Simples Nacional em 2025: Últimas novidades

Por fim, é importante estar atento às novidades do Simples Nacional para 2025. Em termos de valores e estrutura, não houve alterações significativas na passagem de 2024 para 2025: o limite anual de faturamento permanece em R$ 4,8 milhões, garantindo que micro e pequenas empresas continuem elegíveis dentro desse teto. Da mesma forma, o sublimite de R$ 3,6 milhões para ICMS/ISS continua vigente, sem reajustes. Ou seja, até o momento, não ocorreram mudanças legais para ampliar os limites de enquadramento (apesar de discussões sobre possíveis reajustes futuros).

Uma mudança relevante está na modernização da fiscalização e comunicação por parte do Fisco. Desde o início de 2025, a Receita Federal implementou o Domicílio Tributário Eletrônico (DT-e) para empresas do Simples, visando agilizar notificações e comunicações oficiais. Na prática, isso reforça a necessidade de manter a empresa em dia com todos os tributos e de cadastrar-se no DT-e, a fim de não perder os benefícios do Simples.

No que diz respeito à reforma tributária aprovada em 2023, até o momento o Simples permanece sem alterações imediatas. O regime foi mantido como um modelo favorecido para pequenos negócios, e eventuais mudanças serão discutidas em legislações específicas. Portanto, em 2025 o Simples continua sendo uma opção viável e atrativa, sem novas obrigações ou aumentos de carga tributária além dos já previstos nas faixas de faturamento.

A Contajá pode te ajudar no desenquadramento do Simples Nacional?

Agora você já sabe tudo sobre o Simples Nacional e como ele pode facilitar a vida do seu negócio, simplificando a gestão e reduzindo custos tributários.

Se você precisa desenquadrar seu MEI e migrar para o Simples Nacional, conte com a Contajá! Somos uma contabilidade online especializada nesse serviço, e já ajudamos mais de 10.000 clientes a darem esse importante passo e podemos ajudar sua empresa. 

Perguntas Frequentes

O que é e como funciona o Simples Nacional?

O Simples Nacional é um regime tributário simplificado para micro e pequenas empresas, que unifica a arrecadação de diversos impostos em uma única guia mensal.

Como emitir a declaração anual do MEI?

O Microempreendedor Individual deve acessar o Portal do Empreendedor, preencher a Declaração Anual de Faturamento (DASN-SIMEI) e enviá-la até o prazo estabelecido.

Qual o valor do Simples Nacional?

O valor varia conforme a receita bruta da empresa e a atividade exercida, sendo calculado com base nas alíquotas previstas nos anexos da Lei Complementar nº 123.

Quem é enquadrado no Simples Nacional?

Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP) com receita bruta anual de até R$ 4,8 milhões podem optar pelo Simples Nacional, desde que não exerçam atividades vedadas pela legislação.