Você possui o Cartão CNPJ e está precisando imprimir?
No nosso artigo de hoje vamos te ensinar o passo a passo para que você possa imprimir o cnpj da empresa de uma forma simples e fácil.
Pode ser que o seu interesse seja entender como está sua situação, já que a fiscalização da Receita Federal, segue intensa, tendo foco em casos omissos dos últimos 5 anos.
Cartão CNPJ: O que é e para que serve?
A princípio, reforçamos que o cartão do CNPJ é um documento que comprova a inscrição do seu empreendimento no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ).
Com ele, é possível informar a situação cadastral sobre a empresa, como a natureza jurídica, atividade econômica, o capital social e os sócios.
Saber o seu número de CNPJ é necessário para vários usos, como emissão de notas fiscais, participar de licitações, consultar débitos em determinados portais, mas não é incomum esquecer seu número ou receber uma solicitação de ter de entregá-lo de forma impressa.
Confira nossas últimas publicações:
- CNAE: O que é? Como consultar? Posso enquadrar no Simples Nacional?
- Como se tornar MEI: Passo a passo para abrir MEI 2025
- ICMS: O que é, como calcular e como pagar, quem é isento?
- Invoice: o que é, como funciona, para que serve e como preencher?
- O que é ERP (Planejamento de Recursos Empresariais)? Guia
Como imprimir o Cartão CNPJ?
O processo de imprimir o cartão CNPJ ou “emissão cartão CNPJ” funciona da seguinte forma:
Para imprimir o Cartão, primeiramente, é preciso acessar o site da Receita Federal, na página de emissão do Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral. Feito isso, digite o CNPJ e em seguida “Consultar”.

Em seguida, você poderá verificar as informações cadastrais do CNPJ digitado. Após este procedimento é só “emitir cartão CNPJ” e seguir para imprimi-lo.
Emitir certidão de regularidade fiscal
Se você precisa também da certidão de regularidade fiscal (CND), entendendo se a sua empresa está regular perante a fazenda nacional, você pode acessar o site gov.br e emitir sua certidão negativa através deste link.
Esperamos que estes conhecimentos tenham sido úteis para você. Contudo, se houver dúvidas ou precisar de ajuda para a regularização da sua empresa, evitando a exclusão do Simples Nacional, entre em contato com a Contajá!