Introdução

Antes de mais nada, é importante ressaltar que a contabilidade é fundamental para qualquer tipo de negócio. A contabilidade online é, sem dúvida, uma opção eficiente e conveniente, especialmente para microempresas e empresas de pequeno porte. Ao passo que a tecnologia avança, os processos contábeis são simplificados e as dúvidas, como “o que é DAS?”, tornam-se mais frequentes. Este artigo vai responder o que é o Documento de Arrecadação do Simples Nacional e quem deve pagar.

O que é DAS? Reprodução: Contajá Contabilidade Online
O que é DAS? Reprodução: Contajá Contabilidade Online

O Que é DAS?

Como já dito anteriormente, DAS é a sigla para Documento de Arrecadação do Simples Nacional. O Simples Nacional é um regime tributário diferenciado, criado a fim de facilitar o pagamento de impostos pelas microempresas e empresas de pequeno porte no Brasil. A DAS é a forma pela qual essas empresas pagam os impostos devidos ao governo federal, estadual e municipal.

Em outras palavras, o DAS é um boleto único que consolida vários impostos, o que simplifica o processo de pagamento de impostos para as empresas optantes pelo Simples Nacional. O DAS pode incluir impostos como o Imposto sobre a Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ), Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS), entre outros.

A Importância do DAS

De acordo com especialistas, o pagamento do DAS é crucial para que as empresas mantenham-se em dia com suas obrigações fiscais. É provável que muitos empreendedores vejam a contabilidade como um fardo, mas, com o propósito de evitar problemas fiscais e legais, é essencial manter o pagamento do DAS em dia. Além disso, a regularidade fiscal facilita a obtenção de créditos e empréstimos.

Funcionamento do DAS

Dessa forma, o DAS agrega todos os tributos que uma empresa do Simples Nacional deve pagar. Entre eles estão:

  • Imposto sobre a Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ);
  • Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI);
  • Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL);
  • Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS), entre outros.

Ao mesmo tempo, é importante destacar que o valor devido varia de acordo com a receita bruta do negócio e o segmento de atuação, que determina a alíquota aplicada.


Confira nossas últimas publicações:


Quando e Como Pagar o DAS

Em resumo, o DAS deve ser pago até o dia 20 de cada mês. No entanto, se o dia 20 cair em um final de semana ou feriado, o pagamento pode ser feito no próximo dia útil. Para gerar e pagar o DAS, as empresas devem acessar o Portal do Simples Nacional.

Se você é cliente Contajá, fique tranquilo: nós emitimos a guia do DAS para você na nossa plataforma.

Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) . Reprodução: mindandi - Freepik
Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) . Reprodução: mindandi – Freepik

Como gerar o DAS

Sem dúvida, um dos maiores benefícios do DAS é a facilidade de geração e pagamento. Para que você possa emitir o DAS, é necessário seguir os passos abaixo:

  • Acesse o Portal do Simples Nacional;
  • Clique em “PGDAS-D e DEFIS” e faça login com os dados da empresa;
  • Informe a receita bruta do mês anterior;
  • O sistema calculará o valor devido;
  • Por fim, basta imprimir o DAS e realizar o pagamento na rede bancária credenciada ou via internet banking.

Gestão do DAS e a Importância da Contabilidade

Ao propósito, a contabilidade tem um papel fundamental na gestão do DAS, dado que é por meio dela que as empresas obtêm todas as informações necessárias para a correta apuração dos tributos que compõem o documento.

Nesse sentido, as funções contábeis incluem, mas não se limitam a, organização e controle financeiro, cálculo de impostos, balanço patrimonial e apuração de resultado.

Ainda assim, em um ambiente cada vez mais digital, a contabilidade também tem evoluído e novas soluções surgem constantemente. Uma vez que o mundo se torna cada vez mais digital, um dos grandes avanços nessa área é a contabilidade online.

Vantagens da Contabilidade Online

A princípio, você pode pensar que uma contabilidade online é apenas uma mudança de plataforma, mas é muito mais que isso. Vejamos algumas das suas vantagens:

Acessibilidade

Em primeiro lugar, com a contabilidade online, você tem acesso às informações financeiras e fiscais da sua empresa a qualquer hora, de qualquer lugar. Isso significa que, desde que você tenha acesso à internet, pode conferir e pagar o DAS que estará disponível em nossa plataforma.

Agilidade

Por outro lado, os processos automatizados da contabilidade online agilizam tarefas que antes eram demoradas, como o cálculo dos impostos que compõem o DAS. Com efeito, a geração e o pagamento do documento tornam-se ainda mais simples e rápidos.

Economia

Sem dúvida, o custo reduzido é uma das principais vantagens da contabilidade online. Como resultado da automação dos processos, o trabalho do contador torna-se mais eficiente, o que se traduz em economia para o empresário.

Segurança

Finalmente, a contabilidade online também oferece mais segurança para os dados da sua empresa. Os provedores de serviços contábeis online utilizam tecnologias de ponta para garantir a integridade e a confidencialidade das informações dos clientes.

Em conclusão, a gestão do DAS, apesar de simplificada pelo governo, ainda requer atenção e conhecimento técnico para ser realizada corretamente. No entanto, com a ajuda da contabilidade online, essa tarefa torna-se mais simples, rápida e segura, permitindo que o empresário concentre-se no que realmente importa: o crescimento do seu negócio.

Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) . Reprodução: storyset on Freepik
Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) . Reprodução: storyset on Freepik

Conclusão

Por fim, a existência do DAS é uma demonstração da intenção do governo de simplificar o pagamento de impostos para pequenas empresas. É provável que, à medida que a tecnologia avança, novos mecanismos surgirão para tornar a vida dos empresários ainda mais fácil. Portanto, se você é um empreendedor ou planeja se tornar um, é essencial estar familiarizado com o DAS.

Acima de tudo, ter conhecimento adequado sobre o DAS e outros aspectos fiscais do seu negócio é crucial para evitar problemas com o Fisco e garantir o bom funcionamento do seu empreendimento. Se acaso houver dúvidas ou necessidade de orientação, não hesite em procurar a Contajá.

Sobre a Contajá

A Contajá é uma das líderes em contabilidade online na América Latina, oferecendo serviços simplificados e eficientes para mais de 10.000 empreendedores desde 2016. Nossa missão? Descomplicar a contabilidade deixando a burocracia por nossa conta, dando a você mais tempo para se concentrar em crescer seu negócio.

Em nossa plataforma, você terá acesso a um time de contadores online especializados, prontos para lhe atender com humanidade, empatia e rapidez. Além disso, a transparência é uma de nossas prioridades: todas as declarações mensais obrigatórias e documentos contábeis são entregues de forma clara e acessível por nossa equipe.

Com a Contajá, abrir empresa, trocar de contador, desenquadrar MEI e gerir sua contabilidade nunca foi tão fácil – e acessível. Entre em contato conosco hoje mesmo e descubra como nossa contabilidade online pode mudar o rumo do seu empreendimento. Seja para abrir o CNPJ ou para gerenciar suas finanças, a Contajá está aqui para você.