Mudar de contador pode parecer complicado, mas é mais simples do que você imagina. Neste guia, vamos mostrar, passo a passo, como realizar a troca de forma eficiente e sem complicações.

Sobretudo, a troca pode facilitar o acesso a serviços contábeis que melhor atendam ao seu negócio.

Dessa forma, continue lendo para descobrir como fazer essa transição de forma simples e garantir que sua contabilidade esteja em boas mãos.

Tópicos desse artigo:

É possível trocar de contador?

Sim, você pode mudar de contador. Se o seu contador atual não satisfaz as necessidades do seu negócio, isso pode causar problemas financeiros e legais.

Quer evitar atrasos, mau atendimento e erros? Muitas empresas optam por um novo contador quando enfrentam esses desafios. Mudar pode ser a solução para manter sua contabilidade eficiente e conforme a lei.

Então, está insatisfeito com seu contador? Pense na troca como um passo para alinhar a contabilidade com os objetivos da sua empresa.

Como mudar de contador? Conheça o passa a passo

1 – Comece consultando o contrato vigente do seu atual contador

Primeiro, veja o contrato com seu contador. Veja se tem multa ou aviso prévio para mudar.

Entenda o contrato para não ter problemas jurídicos, principalmente se algo estiver pendente com o contador atual.

2 – Fique atento a possíveis pendências

Importante checar se há dívidas ou erros não corrigidos. Olhe os documentos de até cinco anos atrás para achar pendências.

Isso dá trabalho, mas previne surpresas na troca de contadores. E lembre-se, problemas antigos são obrigações do antigo contador.

3 – Avise o contador atual sobre a mudança

Depois de seguir os dois primeiros passos, é hora de falar com o contador atual. Informe sobre a decisão de encerrar o contrato.

Defina um prazo para finalizar, geralmente 30 dias depois da notificação. Além disso, solicite a entrega de todos os documentos e informações necessárias.

Concluir o processo no final do mês facilita a transição para o novo contador.

4 – Procure uma nova contabilidade para a sua empresa

Por fim, é o momento de buscar uma nova contabilidade, ou seja, um novo contador que atenda a sua empresa.

Inicie essa procura sem demora, pensando nas necessidades contábeis do seu negócio.

Esse novo profissional ou escritório vai facilitar a troca e se tornar o parceiro ideal para sua empresa.

Agora, quais cuidados são essenciais ao escolher essa nova contabilidade? Vamos explorar isso no próximo tópico.

Quais os cuidados na hora de escolher uma contabilidade?

Considere estes pontos no momento de escolher uma nova contabilidade:

Comece avaliando o custo

Primeiramente, confira o preço do serviço contábil. É fundamental que seja acessível e se encaixe nas finanças da sua empresa.

Analise bem para garantir que o valor seja justo e não exceda o que você planejou gastar com contabilidade.

Verifique o registro CRC

Certifique-se de que o contador ou o escritório tenham registro no CRC local.

Isso mostra que são reconhecidos oficialmente e seguem os padrões profissionais exigidos.

Avalie os serviços oferecidos

Olhe com atenção para os serviços que o contador proporciona. Ademais, confira se ele tem as soluções e a flexibilidade necessárias para atender às demandas específicas da sua empresa.

Priorize a qualidade do atendimento

Opte por contadores que sejam acessíveis e ágeis nas respostas. Já que, um bom atendimento é essencial para resolver rapidamente qualquer questão ou dúvida que surgir.

Procure por avaliações positivas

Pesquise opiniões de outros negócios sobre o contador. Pois, avaliações favoráveis são um bom indicativo de que você está fazendo uma escolha acertada.

Dê preferência à inovação tecnológica

Em conclusão, selecione contadores que utilizem ferramentas modernas. A tecnologia facilita processos contábeis, tornando-os mais rápidos e eficientes.

Para pequenas empresas, a contabilidade online é uma ótima opção. Ela agiliza processos, pois você envia documentos e resolve pendências pela internet, sem sair do escritório ou de casa. Além de prática, a contabilidade online pode reduzir custos mantendo a qualidade do serviço.

Descubra como a contabilidade online da Contajá pode transformar a gestão fiscal do seu negócio.


Confira nossas últimas publicações:


Contajá – Solução em contabilidade online

Escolher a Contajá ao mudar de contador melhora a eficiência do seu negócio. Facilitamos o envio de documentos e a resolução de questões fiscais de forma online.

Liberando mais tempo para você se dedicar ao que realmente importa: sua empresa.

Além disso, simplificamos processos como abertura de empresa, desenquadramento de MEI e claro a troca de contador, tornando tudo mais prático.

Trocar de Contador

Além disso, nossa equipe de contadores experientes está a postos para atender suas necessidades.

Com a Contajá, a contabilidade fica mais ágil. Quer simplificar suas tarefas contábeis? Conte com a Contajá, descomplicamos a burocracia para você.

Sobre a Contajá

A Contajá é uma das líderes em contabilidade online na América Latina. Oferecendo serviços simplificados e eficientes para mais de 10.000 empreendedores desde 2016. Nossa missão? Descomplicar a contabilidade tradicional deixando a burocracia por nossa conta, dando a você mais tempo para se concentrar em crescer seu negócio.

Em nossa plataforma, você terá acesso a um time de contadores online, prontos para lhe atender com humanidade, empatia e rapidez. Além disso, a transparência é uma de nossas prioridades. Todas as obrigações mensais como, folhas de pagamento, informações e documentos contábeis são entregues de forma clara e acessível por nossa equipe.

Com a Contajá, abrir empresa, trocar de contador, desenquadrar MEI e gerir a contabilidade para a sua empresa nunca foi tão fácil. Entre em contato conosco hoje mesmo e descubra como é que a contabilidade online pode mudar o rumo do seu empreendimento.