Início » Mudança do INSS em 2025: veja todas as alterações

Departamento Pessoal

Mudança do INSS em 2025: veja todas as alterações

Conheça as principais mudancas inss que estão impactando o sistema previdenciário e o que você precisa saber.

imagem de pessoas mais velhas sorrindo

As mudanças que entram em vigor em 2025 não são uma reforma totalmente nova, mas sim alterações nas regras de transição estabelecidas pela grande Reforma da Previdência de 2019. Essas regras foram criadas para que os trabalhadores que já estavam no mercado de trabalho não fossem pegos de surpresa, já que poderiam prever sua situação.

A cada ano, os requisitos de idade, pontos e tempo de contribuição sobem um pouco. Vamos desvendar juntos o que muda e te ajudar a entender onde você se encaixa nesse cenário.

Por que as regras da aposentadoria mudam todo ano com a Reforma da Previdência

A Emenda Constitucional nº 103, de 2019, conhecida como Reforma da Previdência, alterou algumas as normas para se aposentar no Brasil. Para minimizar o impacto para quem já contribuía, foram criadas as “regras de transição”.

Cada regra tem seus próprios pontos a se considerar (idade, pontos, pedágio) que avançam progressivamente a cada ano. Assim, todo janeiro temos novos requisitos a serem cumpridos.

Entenda: INSS Autônomo: como pagar e tabela do INSS 2025

As 4 principais regras de transição da aposentadoria em 2025

Para quem sonha com a aposentadoria por tempo de contribuição e idade, é fundamental conhecer as regras de transição. Em 2025, os requisitos sobem mais. Veja abaixo os seus novos critérios.

1. Sistema de Pontos (soma de Idade + tempo de contribuição)

Esta regra não exige idade mínima, mas uma pontuação que resulta da soma da sua idade com o seu tempo de contribuição. A cada ano, essa pontuação necessária aumenta um ponto.

  • Requisito em 2025:
    • Mulheres: 92 pontos
    • Homens: 102 pontos
  • Tempo Mínimo de Contribuição: 30 anos para mulheres e 35 anos para homens.

Exemplo: Uma mulher com 60 anos de idade e 32 anos de contribuição soma 92 pontos (60 + 32) e, portanto, pode se aposentar por esta regra em 2025.

Saiba mais: Como calcular o desconto do INSS 2025

2. Idade mínima progressiva

Aqui, além do tempo de contribuição mínimo, é preciso atingir uma idade que aumenta seis meses a cada ano.

  • Requisito em 2025:
    • Mulheres: 59 anos de idade + 30 anos de contribuição.
    • Homens: 64 anos de idade + 35 anos de contribuição.

Exemplo: Um homem que completa 64 anos em 2025 e já possui 35 anos de contribuição poderá solicitar sua aposentadoria por esta via.

3. Pedágio de 50%

Esta regra é para quem estava “quase lá” em 13 de novembro de 2019, data da reforma. Não houve alteração nos requisitos para 2025, mas ela continua válida.

  • Para quem serve: Para quem faltava menos de 2 anos para completar o tempo mínimo de contribuição (30 anos para mulheres, 35 para homens) em 2019.
  • Como funciona: É preciso cumprir um “pedágio” de 50% sobre o tempo que faltava.
  • Exemplo: Se em 2019 faltava 1 ano para uma mulher se aposentar, ela precisa trabalhar por 1 ano e 6 meses (1 ano + pedágio de 6 meses) para ter o direito.

4. Pedágio de 100%

Esta regra também não muda anualmente, mas é uma alternativa importante que combina idade mínima com um pedágio maior.

  • Requisito:
    • Mulheres: 57 anos de idade
    • Homens: 60 anos de idade
  • Como funciona: É preciso cumprir um pedágio de 100% sobre o tempo de contribuição que faltava em 2019.
  • Exemplo: Um homem com 60 anos que, em 2019, precisava de mais 3 anos para se aposentar, terá que trabalhar por mais 6 anos (os 3 que faltavam + 3 de pedágio) para ter o direito.

Mais no artigo: Contribuição INSS 2025: Como fazer o cálculo?

“Tenho 60 anos e 35 de contribuição, posso me aposentar em 2025?”

Sim, muito provavelmente! Se você for homem, com 60 anos de idade e 35 anos de contribuição, você cumpre os requisitos para a regra do Pedágio de 100%. Se for mulher, com 60 anos e 35 de contribuição, você soma 95 pontos, superando os 92 pontos exigidos pela regra de pontos. Em ambos os casos, o caminho para a aposentadoria está aberto.

“Tenho 57 anos e 20 anos de contribuição, posso me aposentar em 2025?”

Ainda não, pelas regras de tempo de contribuição. Com 20 anos de contribuição, você não atinge o mínimo de 30 anos (mulher) ou 35 (homem) exigido pelas regras de transição. Nesse caso, seu caminho mais provável será a aposentadoria por idade, que detalharemos a seguir.

“E com 50 anos e 35 de contribuição, posso me aposentar?”

Dificilmente em 2025. Apesar do longo tempo de contribuição, a idade é um fator limitante. Com 50 anos, você não atinge a idade mínima exigida na maioria das regras, como a do Pedágio de 100% (57/60 anos) ou a de Idade Progressiva. Você precisaria de uma pontuação muito alta para a regra de pontos (que seria difícil de alcançar com essa idade) e provavelmente terá que esperar mais alguns anos.

Saiba também: INSS Pró-labore: entenda mudanças de valor em 2025

Aposentadoria por idade em 2025: o que mudou?

Para quem não se encaixa nas regras de transição por tempo de contribuição, a aposentadoria por idade é o caminho principal. E aqui as notícias são mais estáveis.

  • Mulheres: A idade mínima de transição chegou ao seu teto em 2023. Para 2025, a regra permanece a mesma: 62 anos de idade e, no mínimo, 15 anos de contribuição.
  • Homens: A regra geral da reforma não sofreu alterações: 65 anos de idade e, no mínimo, 15 anos de contribuição.

Portanto, à pergunta “tenho 60 anos, posso me aposentar por idade?”, a resposta é: se for mulher, faltam 2 anos. Se for homem, faltam 5 anos.

Como usar o “Meu INSS” para planejar sua aposentadoria?

A melhor ferramenta para não se perder em meio a tantas regras é o portal Meu INSS, disponível como site ou aplicativo. Ele é seu principal aliado no planejamento.

  1. Acesse o site ou baixe o app: Faça seu login com a conta Gov.br.
  2. Consulte seu Extrato (CNIS): Vá em “Extrato de Contribuição (CNIS)”. Verifique se todos os seus vínculos de trabalho e contribuições estão registrados corretamente. Qualquer erro aqui pode atrasar sua aposentadoria.
  3. Simule sua Aposentadoria: O portal oferece uma ferramenta que calcula automaticamente quanto tempo falta para você se aposentar em cada uma das regras disponíveis.

Outros Benefícios do INSS: o que ficar de olho em 2025?

Além das aposentadorias, o INSS é responsável por outros benefícios importantes. Fique atento a discussões sobre o salário-maternidade, que pode passar por ajustes, e as regras para o Benefício por Incapacidade Temporária (antigo auxílio-doença), que vêm sendo otimizadas com o uso da análise documental (Atestmed).

Como a Contajá te ajuda a planejar sua contribuição ao INSS

Para você que é empreendedor, autônomo ou profissional liberal, contribuir corretamente para o INSS não é apenas uma obrigação, mas o investimento no seu futuro e na sua segurança. Garantir que os recolhimentos sejam feitos no valor correto e sem atrasos é fundamental para que, no futuro, você tenha acesso a todos esses benefícios sem dor de cabeça.

A Contajá é a melhor contabilidade online, que atua como uma parceira estratégica na sua jornada. Cuidamos de toda a burocracia para que sua contribuição previdenciária, esteja sempre em dia. Nós organizamos o presente para que você possa colher os frutos no futuro, com a tranquilidade de saber que sua aposentadoria está sendo construída sobre bases sólidas. Abra sua empresa ou troque de contador com a gente!

Fale agora com um especialista Contajá!

Converse agora com o nosso time e tire todas as suas dúvidas.

Carla Tomaz

Coordenadora de operações da Contajá e especialista em Departamento Pessoal, com ampla experiência em legislação trabalhista, gestão de folha e processos admissionais e demissionais. Com olhar técnico e foco em eficiência, lidera a área que garante segurança jurídica e organização para centenas de empresas em todo o Brasil.