Proteção contra golpes é uma preocupação crescente no mundo empresarial atual. Empreendedores de todos os setores enfrentam o desafio contínuo de salvaguardar seus negócios contra fraudes e golpes cada vez mais sofisticados.

Assim, a Contajá, sempre atenta às necessidades dos empresários, preparou este guia com informações vitais para ajudar você a identificar e se proteger contra golpes.

Como os criminosos acessam meus dados?

A origem do problema

Primeiramente, para uma efetiva proteção contra golpes, é fundamental entender como suas informações de contato se tornam acessíveis a pessoas mal-intencionadas.

Os dados disponíveis no Cartão CNPJ, como e-mail e telefone, são públicos e facilitados pela Receita Federal. Essa entrada, infelizmente, serve de ferramenta para golpistas que criam bases de dados visando novas vítimas.

Identificando golpes comuns

E-mails ameaçadores

Na proteção contra golpes, identificar e-mails ameaçadores é essencial. Essa é uma tática comum entre criminosos e envolve o envio de e-mails mencionando dívidas e taxas pendentes.

Essas mensagens, muitas vezes, carregam um tom ameaçador, alertando sobre consequências graves para o CNPJ e CPF dos empresários, como inscrição em dívida ativa e restrições de crédito.

Esse método visa instaurar o medo, levando o empreendedor a agir sem pensar. Portanto, a reação inicial mais segura ao receber um e-mail suspeito é manter a calma e analisar a situação cuidadosamente.

O que fazer em caso de e-mails suspeitos?

Verificação inicial

Buscando a proteção contra golpes, ao receber uma comunicação duvidosa, o primeiro passo é analisar cuidadosamente o conteúdo. Assim, verifique se a cobrança se refere a algo legítimo ou se menciona uma dívida genérica que não se aplica ao seu caso.

Um exemplo clássico é a cobrança por parte de uma “associação de empresas” com a qual você nunca se vinculou, um indicativo claro de fraude. Essa atenção é vital para reforçar sua proteção contra golpes.

Identifique os sinais de golpe

Além disso, os golpistas frequentemente utilizam e-mails de provedores comuns, como Gmail e Outlook, ao invés de endereços oficiais de cobrança.

Outro ponto de atenção é solicitar pagamento via PIX por meio de chaves aleatórias, prática não adotada por entidades sérias de cobrança.


Confira nossas últimas publicações:


Suporte e orientação profissional contra golpes

Contajá ao seu lado

Se, mesmo após realizar essas verificações, as dúvidas persistirem, saiba que você não está sozinho. Nossa equipe de contadores experiente está pronta para lhe atender de segunda a sexta de 8h às 20h e lhe oferecer suporte e orientação na proteção contra golpes.

Na Contajá, entendemos as complexidades e desafios enfrentados pelos empreendedores e estamos comprometidos em auxiliar na proteção do seu negócio contra golpes e fraudes.

Em resumo, a vigilância e a informação são suas maiores aliadas contra essas ameaças. Ao adotar uma postura cautelosa e se munir do conhecimento necessário, você estará bem equipado para identificar e evitar golpes, protegendo assim a integridade e a segurança do seu negócio.

Sobre a Contajá

A Contajá é uma das líderes em contabilidade online na América Latina. Oferecendo serviços simplificados e eficientes para mais de 10.000 empreendedores desde 2016. Nossa missão? Descomplicar a contabilidade tradicional deixando a burocracia por nossa conta, dando a você mais tempo para se concentrar em crescer seu negócio.

Em nossa plataforma, você terá acesso a um time de contadores online, prontos para lhe atender com humanidade, empatia e rapidez. Além disso, a transparência é uma de nossas prioridades. Todas as obrigações mensais como, folhas de pagamento, informações e documentos contábeis são entregues de forma clara e acessível por nossa equipe.

Com a Contajá, abrir empresa, trocar de contador, desenquadrar MEI e gerir a contabilidade para a sua empresa nunca foi tão fácil. Entre em contato conosco hoje mesmo e descubra como é que a contabilidade online pode mudar o rumo do seu empreendimento.