O mercado digital teve seu boom na pandemia e continua em destaque. Com isso, a necessidade de uma contabilidade eficiente para infoprodutores e afiliados se torna uma questão: É realmente necessária?

Em primeiro lugar, é fundamental entender que a contabilidade não é apenas uma obrigatoriedade legal, mas também uma ferramenta estratégica que pode auxiliar em melhores decisões, impactando diretamente a lucratividade.

Vamos entender melhor como funciona esse mercado e como a contabilidade pode contribuir?

O Mercado de Infoprodutores e afiliados

A oportunidade de transformar o conhecimento em Infoproduto é promissora, principalmente para quem não possui capital para iniciar seu negócio.

No caso dos Infoprodutores, seu conhecimento é sua mercadoria. Trata-se da oportunidade de divulgar suas habilidades e influenciar positivamente a vida de diversas pessoas.

Já no caso dos afiliados, sua maior habilidade é a de vender um infoproduto, recebendo comissões e bonificações.

O mercado de infoprodutores e afiliados tem se profissionalizado e atualmente contamos com plataformas online que fazem a intermediação das vendas, comprovando a grande demanda neste mercado. Mas, porque esse mercado é promissor? Hoje trouxemos 5 motivos principais:

  1. Demanda Crescente: A pandemia acelerou a digitalização e criou uma demanda interessante por soluções online como Cursos online, e-books, webinars e podcasts.
  2. Baixo Custo Inicial: A criação de infoprodutos não requer um grande investimento inicial. Com conhecimento específico e as ferramentas certas, você pode começar a criar e vender seus produtos digitais.
  3. Plataformas de Venda: Plataformas como HotmartUdemy e Monetizze facilitam a entrada no mercado, oferecendo soluções integradas para venda, distribuição e proteção contra pirataria. Além disso, esses sites também contam com plataformas de pagamento integradas, oferecendo mais formas de pagamento e facilitando a venda de produtos.
  4. Personalização: Infoprodutores têm a liberdade de criar produtos que reflitam sua expertise e paixão, atendendo nichos específicos e construindo uma base de clientes leais.
  5. Escalabilidade: Uma vez criado, um infoproduto pode ser vendido inúmeras vezes, criando uma fonte de renda passiva e escalável.

Qual a Melhor Escolha para atuar no mercado de Infoprodutores e afiliados?

Ao entrar no mercado de infoprodutores e afiliados, embora muitas vezes, você atue como pessoa física, você precisará ter um CNPJ e uma decisão essencial é escolher entre operar como MEI ou no Simples Nacional. Vamos analisar as implicações de cada escolha:

MEI:

  • Simplicidade: Iniciar como pessoa MEI é mais simples e não requer passar pelo processo de abertura de uma empresa.
  • Limitação de atuação: Como no MEI, as atividades autorizadas são restritas, você pode encontrar limitações em relação à maneira de fornecer valor ao seu cliente, pois, sendo MEI, você pode ter apenas um CNAE principal.
  • Faturamento Máximo: Atualmente, o faturamento anual do MEI é de R$ 81 mil reais, ou seja, em média R$ 6.500,00 mensais. Com isso, você pode se ver limitado, porém, caso ultrapasse o faturamento é só solicitar o desenquadramento MEI.

Simples Nacional:

  • Benefícios Fiscais: Ao abrir um CNPJ, você pode se beneficiar de isenções e benefícios fiscais mais favoráveis, potencialmente economizando em impostos.
  • Acesso a Crédito: Empresas têm acesso a linhas de crédito com taxas mais baixas, facilitando o financiamento do crescimento do seu negócio.
  • Possibilidades de crescimento: No Simples Nacional, você pode contratar profissionais e escolher novas possibilidades de evolução do seu negócio, contribuindo para a geração de receita e aumento da lucratividade.

Ao ponderar sobre essas opções, considere o estágio atual do seu negócio, suas metas de crescimento e a complexidade administrativa que você está preparado para gerenciar. Em estágios mais avançados, o lucro presumido também pode fazer sentido.

Independente do caminho escolhido, um serviço de contabilidade on-line será útil para você lidar com os aspectos fiscais e regulatórios dos infoprodutos.

Quais os melhores CNAES para Infoprodutores e afiliados ?

A sigla CNAE significa Classificação Nacional das Atividades Econômicas. É o instrumento de padronização nacional por meio dos códigos de atividade econômica e dos critérios de enquadramento utilizados pelos diversos órgãos da Administração Tributária do país, como o gov.br explica.

Ao escolher corretamente o CNAE, você faz seu planejamento tributário e paga os impostos na medida, sem chances de ser surpreendido pelo fisco. Vamos entender algumas possibilidades?

Se você atua como infoprodutor ou coprodutor, com venda de cursos, mentorias e palestras, o CNAE 8599-6/04 e o CNAE secundário 8599-6/99, que representam outras atividades de ensino, podem ser excelentes estratégias.

Se você vende e-books, o CNAE 5811-5/00 é estratégico, tendo uma tributação menor que outros CNAEs, mas vale utilizá-lo com cautela, pois a Receita Federal tem intensificado a fiscalização dele.

Caso você seja um infoprodutor que atua como influenciador de produtos e marcas, o CNAE mais adequado é o 7319-0/03, que representa o marketing direto.

Já se você atua como afiliado de algum produto ou serviço, o mais correto é utilizar o CNAE 7490-1/04 – Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários.

É importante ressaltar que um bom escritório de contabilidade pode te auxiliar na escolha correta do seu CNAE tanto ao abrir a sua empresa, quanto na gestão da mesma, uma vez que é possível solicitar alterações, caso seja interessante para o seu negócio.


Confira nossas últimas publicações:


A importância da contabilidade para a gestão de Infoprodutores e afiliados

Contar com uma empresa de contabilidade online te ajudará em todas as etapas, inclusive na escolha do melhor modelo de negócio para sua empresa.

O produtor ou afiliado precisa de melhorias constantes. Também é essencial lidar com demandas contábeis, como certificado digital ativo, emissão de notas fiscais, envio de informações para folha de pagamento, pró-labore e pagamento de guias de impostos. 

Se o empreendedor deixar essa questão de lado, corre risco de ter problemas futuros com a Receita Federal no imposto de renda e até mesmo ter o seu CNPJ cancelado.

Além disso, a contabilidade é responsável por orientar sobre a emissão de nota, conferir sua nota fiscal e realizar todas as obrigações contábeis e acessórias, entregando todas as declarações a receita, calculando corretamente os impostos e mantendo sua empresa sempre ativa e sem pendências.

Sobre a Contajá

A Contajá é uma das líderes em contabilidade online na América Latina. Oferecendo serviços simplificados e eficientes para mais de 10.000 empreendedores desde 2016. Nossa missão? Descomplicar a contabilidade tradicional deixando a burocracia por nossa conta, dando a você mais tempo para se concentrar em crescer seu negócio.

Em nossa plataforma, você terá acesso a um time de contadores online, prontos para lhe atender com humanidade, empatia e rapidez. Além disso, a transparência é uma de nossas prioridades. Todas as obrigações mensais como, folhas de pagamento, informações e documentos contábeis são entregues de forma clara e acessível por nossa equipe.

Com a Contajá, abrir empresa, trocar de contador, desenquadrar MEI e gerir a contabilidade para a sua empresa nunca foi tão fácil. Entre em contato conosco hoje mesmo e descubra como é que a contabilidade online pode mudar o rumo do seu empreendimento.