Você já deve ter ouvido falar sobre a contabilidade online e suas inúmeras vantagens. Afinal, o que é uma contabilidade online e quais as principais diferenças em relação a contabilidade tradicional?

Quando o assunto é contabilidade, logo vem à nossa mente os escritórios tradicionais com uma pilha de papéis e vários processos burocráticos. Mas engana-se quem ainda pensa assim.

Nos dias atuais, com as transformações tecnológicas, se reinventar nos negócios se tornou uma questão de sobrevivência. Vários setores econômicos tiveram que migrar sua forma de atuação no mercado, e na contabilidade não foi diferente.

Neste artigo, abordaremos de forma detalhada o que é e como ela funciona. Evidenciando sua importância no contexto empresarial moderno, principalmente para empresas do Simples Nacional e do Lucro Presumido.

Definição de Contabilidade Online?

A digitalização se tornou algo necessário e, com isso, é fundamental entender que novos modelos de negócios estão surgindo no Brasil.

Logo, podemos concluir que a contabilidade online veio para facilitar, dar praticidade, segurança e custo-benefício para os empreendedores do país.

Utilizando-se de tecnologias digitais, ela permite a gestão contábil através de plataformas e softwares online, oferecendo maior eficiência e acessibilidade. Ao comparar com a contabilidade tradicional, percebemos que é feita uma significativa evolução em termos de praticidade e agilidade nos processos.

Como Funciona a Contabilidade Online

O funcionamento da contabilidade online se dá através de todo o processo acontecendo em plataformas digitais que integram dados de uma empresa.

Porém, não podemos deixar de destacar que os órgãos Federais, Estaduais e Municipais responsáveis pela regularização, fiscalização e registros das empresas foram cruciais para o avanço desse setor, pois também investiram em tecnologia para otimização de processos.

Ou seja, a Contabilidade Online te ajuda a permanecer legal perante a estes órgãos, emitindo licenças e alvarás. Além disso, você tem o acompanhamento em tempo real das suas movimentações, otimizando a tomada de decisões e a gestão empresarial. A integração de dados é um dos postos-chave, simplificando processos antes manuais e propensos a erros.

Sendo assim, hoje, em muitos casos é possível abrir uma empresa sem precisar ir à Junta Comercial, Receita Federal, Receita Estadual e Prefeituras.

E após a abertura de empresa, a contabilidade online pode te ajudar com a gestão das suas notas fiscais, folha de pagamentos, emissão do seu certificado digital, cumprimento das obrigações fiscais e acessórias, dentre várias outras.

Posso trocar de contador?

Trocar de contador é uma decisão estratégica muito importante para alguns empreendimentos. Isso acontece pois empresas podem ter necessidades diferentes de acordo com a sua prestação de serviço ou das necessidades do seu negócio.

Por isso, ter um novo contador pode fazer parte de uma estratégia para reduzir custos e pagar menos tributos, fazendo um planejamento tributário preventivo. Neste artigo, temos um passo a passo se você precisa de ajuda para trocar de contador.

Benefícios da Contabilidade Online

Dentre os benefícios da contabilidade online, destacam-se a eficiência, o custo-benefício, a acessibilidade, a disponibilidade de informações em tempo real e a segurança dos dados.

Empresas que optam por essa modalidade podem esperar uma otimização significativa em suas operações contábeis, além de uma redução de custos operacionais. Além disso, aqui na Contajá, você ainda conta com outras praticidades:

  • Atendimento por um Contador Online, especializado no seu negócio de 8 ás 20hs por WhatsApp
  • Excelente custo benefício, proporcionado com a junção de tecnologia com uma equipe de profissionais especialistas
  • Tenha a praticidade de receber todas as suas obrigações contábeis e acessórias no prazo, através da nossa plataforma
  • Acesse suas informações atualizadas do seu negócio em nossa plataforma, contribuindo para tomada de decisões mais estratégicas

Escolhendo um Serviço de Contabilidade Online

Na Contajá recomendamos que os clientes busquem analisar o custo x benefício que você precisa atualmente e depois, comparar as possibilidades de mercado.

Nesse caso, é importante que você busque, pesquise e conheça o seu contador, entenda a forma de trabalho, as vantagens e se aquele modelo vai atender bem o seu ramo de atividade.

Não há regras e nem uma resposta exata, deve-se considerar o momento em que sua empresa está. O mais importante é que você se sinta seguro, confiante e que seja o melhor custo benefício no momento.

Conclusão

Podemos concluir que a contabilidade online é mais do que uma tendência; é uma realidade que está transformando a forma como as empresas gerenciam suas finanças. Com os avanços tecnológicos, é uma ferramenta indispensável para a gestão empresarial moderna.

Em resumo, a adoção dessa prática não só otimiza processos contábeis mas também contribui para uma tomada de decisão mais estratégica e informada.

Sobre a Contajá

Por fim, a Contajá é uma das líderes em contabilidade online na América Latina, oferecendo serviços simplificados e eficientes para mais de 10.000 empreendedores desde 2016. Nossa missão? Descomplicar a contabilidade deixando a burocracia por nossa conta, dando a você mais tempo para se concentrar em crescer seu negócio.

Em nossa plataforma, você terá acesso a um time de contadores online especializados, prontos para lhe atender com humanidade, empatia e rapidez. Além disso, todas as declarações mensais obrigatórias e documentos contábeis são entregues de forma clara e acessível por nossa equipe.

Portanto, com a Contajá, abrir empresa, trocar de contador, desenquadrar MEI e gerir sua contabilidade nunca foi tão fácil – e acessível. Entre em contato conosco hoje mesmo e descubra como nossa contabilidade online pode mudar o rumo do seu empreendimento.